top of page

Não há luz e nem túnel na comunicação com cliente de concessionária de energia

mar 1

3 min de leitura

1

15

0

É possível que pareça uma piada o que será descrito neste breve texto:

Também, é necessário alertar que não se trata de obra de ficção e que os personagens realmente existem e, no mínimo, podem ser descritos como vítimas de outros, por certo, os grandes vilões da trágica história de nossas concessões de serviços públicos.

Numa tarde quente de verão de uma sexta-feira de carnaval de 2025, uma chuva torrencial acontece em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Uma primeira descarga elétrica seguida de trovão, já provoca o fim do fornecimento de energia.

Tudo bem, isso pode ocorrer e não há sistema que consiga enfrentar a fúria da natureza nessa hora, ao que parece. No entanto, quando o temporal passa, a energia continua faltando. Estranhamente, em alguns quarteirões adiante, a energia é religada, mas, em uma grande parte do bairro o serviço não retorna.

Num primeiro contato com o sistema de atendimento da Elektro, um serviço de recepção automatizado entra no circuito e o “calvário” é iniciado. Uma voz digitalizada orienta com “passos de tartaruga” como, geralmente, são esses sistemas de atendimento automatizado dessas concessionárias de serviços. Irritantemente, a tal voz, insiste para que baixemos um app e o atendimento será melhor(sic) realizado. Não sucumbimos, insistentemente continuamos a digitar números após números para solicitar as providências de retomada do fornecimento de energia até que o inimaginável acontece.

Para a nossa surpresa, em um dos passos da maratona frente ao atendimento automatizado, na tentativa de acessar algum humano no sistema digital dessa “maldição tecnológica” que faz a mediação entre cliente e empresa nos vem uma informação:

“Já identificamos a falta de energia em sua região, a previsão de retomada do serviço é para o dia 08 de março de 2025.” É importante destacar que, escrevemos esse breve relato no dia 28 de fevereiro de 2025(com uma lanterna iluminando o ambiente e notebook na bateria), então pasmem os que chegaram até aqui para tentar entender esse desastre na comunicação dessa empresa concessionária com seus clientes.

Não desistimos... continuamos a digitar mais números sequenciais, até que, finalmente, uma voz de gente atende e, por incrível que pareça, pede todas as informações que já havíamos fornecido ao sistema. Pacientemente, fornecemos o que nos foi solicitado e o atendimento seguiu. Numa tentativa de diálogo, que não foi muito diferente da máquina, nos foi informado que a previsão de retomada dos serviços seria 19h do dia 28 de fevereiro de 2025. Menos mal, visto que, anteriormente, era com um intervalo de escuridão de 8 dias, ainda assim, a penumbra continuou. Nada de retomada de energia.

O relato poderia ser muito mais amplo, visto que ao longo da jornada foram dezenas de tentativa sem sucesso. Entretanto, vou reduzir seu espectro pois o percentual de nossa bateria do notebook, assim como a minha paciência, já se esgotaram. São mais de 21h e nada de energia ser retomada...

Por certo, todas as discussões de pertencimento e cidadania, devem ser completamente excluídas desse contexto, posto que, claramente, não há nenhum respeito pelos direitos do cidadão por parte dessa concessionária de energia elétrica. E o que é pior, não possuem concorrência. Não posso desligar meu serviço da Elektro e contratar outro. Os órgãos de controle não funcionam. A comunicação com os clientes é desastrosa e o que resta a todos nós é; depois do prejuízo instalado, procurar o judiciário para os devidos ressarcimentos. O que é profundamente lamentável. Faturam milhões e, infelizmente, não sabem o que fazer com o dinheiro que amealham dos pobres usuários desses péssimos serviços prestados. Com mais redundância, repetimos o destaque muito negativo dessa concessionária que, desastradamente, tenta se comunicar com os cidadãos usuários e, que são totalmente dependentes do fornecimento de energia elétrica para realizar as básicas necessidades diárias e não conseguem.  Utilizam um sistema que deixa muito a desejar. E a escuridão permanece...quem sabe um dia, possamos obter alguma otimização nessa forma de comunicação com os usuários em formatos mais profissionais e eficientes.

Ps. no dia 01 de março de 2025, por volta de 10h30 da manhã, depois de mais uma insistência nossa junto ao serviço de atendimento, finalmente, alguém colocou no sistema para atendimento emergencial. O fornecimento de energia é retomado um dia depois da maratona junto à concessionária. Agora, é contar os prejuízos, tentar reduzir os seus impactos com possíveis ressarcimentos e esperar pelo próximo apagão...

É possível que o túnel exista. Resta saber,  se haverá luz...



mar 1

3 min de leitura

1

15

0

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page